segunda-feira, 12 de julho de 2010

Corrida ao governo de Santa Catarina: Angela Amin lidera

Pesquisa do Instituto Mapa aponta vantagem de candidata do PP; Colombo (DEM) ultrapassa Ideli (PT) e aparece em segundo

A primeira pesquisa depois do registro das candidaturas mostra Angela Amin (PP) liderando a preferência do eleitorado catarinense. Em comparação com o levantamento anterior, publicado em abril, Raimundo Colombo (DEM) ultrapassou Ideli Salvatti (PT) e agora assume a segunda colocação.
Este é o resultado da pesquisa Mapa sobre as eleições para o governo do Estado, encomendada pelo Grupo RBS e realizada entre os dias 7 e 9 de julho. A principal diferença em relação à pesquisa anterior é que o levantamento foi feito com base nas oito candidaturas registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).
Antes, com as indefinições do quadro eleitoral, o levantamento tinha que considerar mais pré-candidatos e diferentes cenários. A principal alteração é a ausência de Leonel Pavan (PSDB) e Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e a definição de Colombo como o candidato da tríplice aliança.
Mesmo com a aglutinação de forças de três partidos (PMDB/PSDB e DEM), Angela está em primeiro nas intenções de votos. Na pesquisa estimulada, em que os entrevistados têm que escolher entre os candidatos apresentados, ela aparece com 33,5%. Colombo surge em segundo lugar (20,6%), mas embora esteja numericamente à frente, aparece empatado tecnicamente com Ideli (15,9%).
Na última pesquisa, Colombo e Ideli também apareciam empatados tecnicamente, mas com a petista à frente em todos os cenários.
Nas projeções de segundo turno, Angela também lidera nos dois cenários em que aparece e apresenta um desempenho ligeiramente melhor quando confrontada com Ideli. No cenário que coloca Colombo contra Ideli, o candidato do DEM tem a maior preferência.
A pesquisa mostra ainda que há espaço para os candidatos crescerem, devido ao alto índice de indecisão. Em relação ao primeiro turno, 19,2% dos entrevistados afirmaram que não sabiam em quem votar ou não responderam. Outro dado é o índice de rejeição. Ideli apresenta o maior percentual (9,4%), seguida por Angela (8,8%) e por Colombo (5,6%).


Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário